DIRETOR DE FOTOGRAFIA (DOP)

VENDO ATRAVÉS DAS LENTES

Um diretor de fotografia (siglas de DP ou DOP) é ​​o chefe da câmera e da equipe de luz trabalhando em um filme, produção televisiva ou outra peça de ação ao vivo, e é responsável por tomar decisões artísticas e técnicas relacionadas à imagem.

O estudo e a prática desse campo são chamados de cinematografia. O diretor de fotografia seleciona a câmera, filme, lentes, filtros, etc., para realizar a cena de acordo com as intenções do diretor.

As relações entre o diretor de fotografia e o diretor de cena variam; em alguns casos o diretor de cena permitirá a completa independência do diretor de fotografia; em outros o diretor pouco ou nada permite, chegando mesmo a especificar o posicionamento exato da câmera e a seleção da lente.

Tal nível de envolvimento não é comum quando o diretor de cena e o diretor de fotografia se sentem à vontade um com o outro; o diretor normalmente transmite ao diretor de fotografia o que se deseja de uma cena visualmente, e permite que o diretor de fotografia alcance esse efeito.

HISTÓRIA

No primórdio dos filmes, o diretor de fotografia geralmente também era o diretor de cena e a pessoa que manipulava fisicamente a câmera.

À medida que a arte cinematográfica e a tecnologia evoluíram, surgiu uma separação entre o diretor e o operador de câmera.

Com o advento da iluminação artificial e dos filmes mais rápidos (mais sensíveis à luz), além dos avanços tecnológicos em óptica, os aspectos técnicos da cinematografia exigiram um especialista nessa área.

A cinematografia foi fundamental durante a era do cinema mudo; sem som além de música de fundo e sem diálogo, os filmes dependiam de iluminação, atuação e set.

Em 1919 Hollywood a então nova capital cinematográfica do mundo, uma das primeiras (e ainda existentes) sociedades comerciais foi formada: a Sociedade Americana de Cinematógrafos (ASC), que reconheceu a contribuição do diretor de fotografia para a arte e a ciência de fazer cinema. Associações comerciais semelhantes foram estabelecidas em outros países ao redor do mundo desde então.

PRODUTORA DE VÍDEO | PORQUEEU FILMES